domingo, 31 de maio de 2009

GRIPE A

A gripe A é uma gripe causada pelas estirpes do vírus da gripe. A transmissão da gripe A de porcos a humanos não é comum e a carne de porco, correctamente cozinhada, não coloca risco de infecção.
Quando o vírus é transmitido, muitas vezes, o único sinal de infecção é a presença de anticorpos no sangue, que podem ser detectados apenas por testes de laboratório.
As pessoas que trabalham com porcos, em especial quem está sujeito a uma exposição intensa, correm o risco de apanhar a gripe A, como agricultores e outros profissionais da área. O vírus da gripe A causa uma doença respiratória altamente contagiosa entre os suínos, sem provocar contudo grande mortalidade. A transmissão entre pessoas e suínos pode ocorrer de forma directa ou indirecta, através das secreções respiratórias, ao contactar ou inalar partículas infectadas. É certo que não há qualquer risco de contaminação através da alimentação de carnes suínas cozinhadas. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A são semelhantes aos da gripe: arrepios, febre, garganta dorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza e desconforto. Este tipo de gripe transmite-se facilmente entre os seres humanos e pode ocasionar uma pandemia. Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.
Actualmente, os países com mais indivíduos infectados são os EUA e o México.


Trabalho realizado por: Miguel, Tiago e Ricardo 7ºC

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos