sábado, 3 de maio de 2008

VISITA de ESTUDO ao PORTO LIBERAL e ROMÂNTICO - 6ºD e B

No dia 16 de Abril de 2008, as turmas do 6ºD e B realizaram uma visita de estudo ao Porto Liberal e Romântico.
A visita iniciou-se na Praça da República, antigamente chamada Largo de Santo Ovídio, local onde se iniciou a Revolução Liberal de 1820.
Observámos o estilo neogótico da Capela dos Pestanas, no cimo da Rua do Almada e registámos no nosso guião alguns pormenores da capela: a torre, a rosácea, os vitrais e os arcos quebrados.
Parámos em frente à fachada da Igreja da
Trindade, de estilo neoclássico, da autoria do arquitecto Carlos Amarante.
Em seguida, contemplámos a fachada da Câmara Municipal do Porto, do arquitecto Barry Parker, e a estátua do grande escritor oitocentista Almeida Garrett.

Descemos a Avenida da Liberdade aproveitando para observar os candeeiros, imitação do séc. XIX, as fachadas dos imensos edifícios de final do séc. XIX ou do séc. XX.
Chegámos à estátua de D. Pedro IV. Relembrámos o seu papel na Guerra Civil de 1832-34.
Aproveitámos para descansar um pouco no McDonald’s da Avenida e conhecermos um local onde, outrora, importantes personalidades da cidade confraternizavam.
Visualizámos a Ru
a 31 de Janeiro e a Igreja dos Congregados.
A seguir, visitámos a Estação de S. Bento, onde pudemos observar azulejos historiados, que contam momentos significativos da história da cidade o Porto.
Descemos a Rua Mouzinho da Silveira, passando por uma fonte importante de abastecimento de água potável, em oitocentos.
Chegámos ao Mercado Ferreira Borges e, nesse local, registámos pormenores da sua fachada, já que o edifício pertence à Arquitectura do Ferro.
Passámos ao lado do edifício da Feitoria Inglesa, estilo neoclássico de autoria de John Whitehead e descemos até à
Praça da Ribeira. Aí, observámos o rio Douro e os pilares da Ponte Pênsil, o baixo-relevo comemorativo do desastre da Ponte das Barcas e a ponte D. Luís I.
Fomos almoçar ao Palácio de Cristal.
De tarde, visitámos o Museu Romântico e fizemos um peddy-paper, em grupo, ao descer pelos Caminhos Românticos. Esta actividade teve a colaboração da Dr.ª Isabel Andrade do Serviço Educativo dos Museus do Porto.
Aqui, desenhámos estes belíssimos candeeiros do séc. XIX, feitos em ferro fundido nas fundições de Massarelos.

Tivemos a oportunidade de visitar a Igreja do Corpo Santo, do séc. XVIII, ricamente de
corada em talha dourada de estilo joanino. Gostámos de ver o relicário de S. Telmo, que guardava um bocadinho de osso do pé do santo.
Depois, fomos ver os baixos-relevos do Frigorífico de Massarelos, importante local de conservação e distribuição de peixe no séc. XIX.
Terminámos a nossa visita no Museu do Carro Eléctrico onde vimos o carroção e o americano.
Regressámos muito divertidos à escola.

Os alunos do 6ºD

quinta-feira, 1 de maio de 2008

VISITA de ESTUDO ao CENTRO CULTURAL de BELÉM e à ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

No passado dia 1 de Abril, os 9º anos da nossa escola realizaram uma visita de estudo ao Centro Cultural de Belém e à Assembleia da República, em Lisboa.
Primeiro, dirigimo-nos ao Centro Cultural de Belém para vermos a Colecção Berardo. Infelizmente, não pudemos ver toda a colecção, pois é muito extensa e nem todas as obras estavam expostas.
Perto do Centro Cultural de Belém, tivemos a oportunidade de admirar o Mosteiro dos Jer
ónimos, o Padrão dos Descobrimentos e o rio Tejo.
Já à tarde, dirigimo-nos ao Palácio de S. Bento, onde funciona a Assembleia da República, e um guia mostrou-nos as partes mais importantes do edifício, como por exemplo, o jardim, o claustro e as escadas nobres. Visitámos a sala dos Passos Perdidos, o Salão Nobre, a sala do Senado e a Sala das Sessões, entre outras. A sala das sessões é onde se realizam, actualmen
te, as sessões plenárias e onde, outrora, se deu a inauguração da Assembleia Nacional Constituinte. Ficámos muito entusiasmados por nos termos sentado nos lugares dos deputados e por termos discursado do local onde o Primeiro-ministro fala aos deputados.
Ao fim da tarde, ainda tivemos tempo para passear um pouco no Parque das Nações.
Foi um dia inesquecível, muito divertido e animado!








Marta e Magda, 9º B

quarta-feira, 30 de abril de 2008

FEIRA DAS PROFISSÕES

Nos dias 9,10 e 11 de Abril, em Santa Maria da Feira, o Europarque abriu as suas portas à Feira das Profissões, dando a conhecer as ofertas educativas de várias escolas do concelho.
A nossa escola também esteve representada. Apresentou, num stand, os seus dois cursos de educação e formação – o de Operador de Pré-impressão e o de Electricista de Instalações – e o curso profissional do 10º ano, Técnico de Comunicação. Também, aproveitou para divulgar o curso profissional de Técnico de Multimédia que irá funcionar para o próximo ano lectivo.
Os alunos do CEF B foram os que se envolveram mais neste projecto da escola: fizeram cartazes, desdobráveis, e até uma animação para apresentar aos visitantes da feira.
Nestes três dias, foram seleccionados dois alunos para irem rotativamente representar a nossa escola. Alguns alunos tiveram ainda a oportunidade de participar nas actividades das outras escolas.
Foram distribuídos lápis e desdobráveis no decorrer da exposição.
Os alunos do CEF B esperam que os alunos do 9ºano tenham sido esclarecidos sobre as ofertas possíveis, ajudando-os deste modo a seguir uma carreira aliciante.

Trabalho realizado pelos alunos do Cef-B: Bruno, Diogo, Liliana, Patrick, Paulo, Tiago

terça-feira, 29 de abril de 2008

SEMANA DAS LÍNGUAS

Pela primeira vez, na nossa escola, realizou-se uma semana dedicada às línguas: Português, Inglês e Francês.
Na segunda-feira, dia 14, foi realizada a abertura da semana com um momento solene, no átrio da escola: os hinos de cada país foram cantados pelos alunos!
No dia seguinte, houve três sessões de cinema: “Ratatouille”, “Capas Negras” e “ Mentes Perigosas”.
Na quarta-feira, dia 16 – Dia da França – foram realizadas várias actividades: desfile de moda, danças, canções, pequenas representações teatrais, apresentação de trabalhos em powerpoint. No final do dia, decorreu o concurso de cultura francesa, cujo vencedor foi o Michael Silva da turma E, do 8º Ano.
No Dia da Inglaterra, na quinta-feira, os alunos de diferentes turmas apresentaram, ao longo do dia, na biblioteca, vários sketches. Da parte da manhã, também na biblioteca, teve lugar o Karaoke. As vencedoras foram as alunas Marlene e Sarah da turma A, do nono ano.
No último dia – Dia de Portugal – vários alunos se deslocaram a diversas salas de aula, representando diferentes personalidades da literatura portuguesa. Além disso, foram desenvolvidas actividades no âmbito da leitura. Neste dia, os alunos do Clube de Teatro apresentaram, na biblioteca, a peça de teatro “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, que foi muito divertida!
Ao lo
ngo dos três últimos dias foram vendidos, numa barraca construída para o efeito, produtos típicos da gastronomia de cada país. É de salientar que esta barraca esteve, em cada dia, decorada com as cores e/ou motivos alusivos a cada país.
Os alunos foram muito receptivos às actividades e manifestaram, junto das docentes, que gostariam de ver a experiência repetida no próximo ano lectivo.

Os alunos do 8ºE

VISITA DE ESTUDO ao CONVENTO DE CRISTO e a ALMOUROL

No dia 15 de Abril, os sétimos anos reuniram-se às 6:30h no portão principal da nossa escola. Estávamos prontos para partir para aquela que foi a nossa melhor visita de estudo de História.
Depois de algum tempo de viagem – em que tivemos oportunidade para lanchar e tirar fotos – chegámos ao Convento de Cristo, em Tomar. Antes de entrarmos no convento, tirámos fotos com os professores Célia Gomes, Fernando Lima, Manuela Machado, Maria do Céu Brandão, Eva Baptista, Elizabeth Monteiro, Graça Lopes e o nosso Presidente do Conselho Executivo, António Mota.
Entrámos no Convento, visitámos o interior e tivemos a oportunidade de observar atentamente a famosíssima janela manuelina deste convento. Ao longo da visita, fomos sempre ouvindo as explicações dos nossos guias: os professores de História. Finda a visita ao convento, tivemos a possibilidade de observar a bela paisagem que daí se avista.
De seguida, fomos para a Escola Prática de Engenharia de Tancos, onde nos foi gentilmente oferecido o almoço. Aproveitámos a oportunidade para agradecer a forma simpática como fomos recebidos. Depois do almoço, pudemos observar de perto e, sob vigilância dos militares, alguns materiais bélicos.
De imediato, fomos para o Castelo de Almourol, sempre acompanhados pelos militares. Aí fizemos a travessia de barco até ao Castelo. Este situa-se no meio do rio Tejo e foi construído por necessidade de segurança. Lá, subimos à torre de menagem de onde se via uma paisagem magnífica e fabulosa. Terminada a visita, a travessia desta vez não foi feita de barco, mas sim através de uma ponte móvel instalada pelos militares para o efeito. Foi o máximo!
Adorámos a visita. Agradecemos aos professores e esperámos que se repita.
Os alunos do 7ºB

VISITA DE ESTUDO À CASA DA MÚSICA

No passado dia 11 de Abril, os 7º e 8º anos fizeram uma visita de estudo à Casa da Música – a principal sala de espectáculos do Porto. Trata-se de um edifício que foi projectado pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas e foi construído como parte do projecto Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 (Porto 2001), no entanto, a construção só ficou concluída em 2005 e, imediatamente, se transformou num ícone da cidade do Porto.
Os alunos envolvidos na visita tiveram a oportunidade de assistir ao ensaio geral da Orquestra Nacional do Porto, onde ouviram um concerto comentado com uma obra do compositor Benjamim Britten. Os alunos, nesta audição, tomaram conhecimento dos
vários instrumentos musicais que compõem uma orquestra, da sua origem e características. Puderam também fazer uma visita guiada ao edifício e ficaram a conhecer o seu património artístico, a maior janela acústica da Europa, as diferentes salas – verde, laranja, violeta – e as suas funcionalidades.
Os alunos consideraram a visita interessante e referiram que a experiência deveria ser repetida no próximo ano lectivo.
Cristiana e Juliana -8ºE

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ARTIGOS DE OPINIÃO

O que é a droga?
A droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que é introduzida no organismo e que modifica as suas funções.
As drogas naturais são obtidas através de algumas plantas. Como exemplo deste tipo de drogas temos a cafeína (presente no café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (presente na papoula) e o THC (presente na cannabis).
As drogas sintéticas são produzidas em laboratório e exigem técnicas especiais.
O termo droga presta-se a várias interpretações, mas, segundo a opinião geral, é uma substância proibida, de uso ilegal, prejudicial ao indivíduo e responsável pela modificação das suas sensações, do seu humor e do seu comportamento. Além disso, cria dependência.
Eu acho que a pessoas que tomam droga fazem muito mal, porque estão a prejudicar gravemente a sua saúde. Por isso, aconselho todas as pessoas que tomam droga a pararem de o fazer e a recomeçarem uma vida nova.

Micaela 5ºC

____________________________________________

O TABACO NA ADOLESCÊNCIA

Nos nossos dias, os adolescentes, influenciados pelos jovens um pouco mais velhos, começam a fumar muito precocemente.
Habituados a verem os pais e outros adultos, com quem convivem, a fumar e, ambiciosos pelo desejo de liberdade, acabam por experimentar.
Na primeira vez, sentem-se um pouco incomodados e inseguros. Mais tarde, um colega oferece uma “passa”, que acaba por ser aceite. Em seguida, será ele a pedir o cigarro e o vício acabará por se entranhar no corpo. Sempre que puderem, irão fumar às escondidas. Normalmente, estes jovens preferem locais escondidos e fazem-se acompanhar por outros jovens também fumadores. Para não se denunciarem, pelo forte odor a tabaco, mascam pastilhas elásticas de sabores diversos.
Os pais destes jovens, por vezes, demoram anos para o descobrir e, quando acabam por o fazer, já é tarde de mais para fazerem os filhos deixarem de fumar.
Se fumas, pensa duas vezes! O tabaco pode fazer-te sentir entusiasmado, mas é uma espécie de droga que te poderá causar, mais cedo ou mais tarde, doenças graves, tais como o cancro do pulmão, envelhecimento precoce da pele, problemas cardio-respiratórios.
Se és jovem e gostas de desfrutar a vida ao máximo...
NÃO FUMES!
Marta Maltez, 8ºC