quarta-feira, 18 de junho de 2008

BOAS FÉRIAS

Agora que o ano lectivo está a terminar, as docentes responsáveis pelo Clube de Jornalismo querem agradecer a todos os alunos e professores que se empenharam na realização de trabalhos e na divulgação das actividades realizadas nesta escola. A todos o nosso muito obrigado!
Aproveitamos a oportunidade para desejar a toda a comunidade educativa umas óptimas férias.
Até ao próximo ano lectivo!
As responsáveis pelo Clube de Jornalismo: Conceição Costa e Ana Paula Couto

LOGÓTIPO/ MASCOTE PARA O CORGUINHAS

Na recta final do ano lectivo, o Clube de Jornalismo fez um pedido à professora Paula Araújo para sensibilizar os seus alunos a criarem uma moscote/logótipo para o nosso jornal. O desafio foi aceite, os alunos aderiram e apresentaram alguns trabalhos.
Para a próximo ano lectivo, terás oportunidade de escolher o trabalho que te parece ser o mais adequado ou, então, poderás apresentar a tua proposta. Nunca se sabe se vai ser a escolhida!

Raquel Pereira , 9ºC

Marta Freitas,9ºB

Marta Freitas, 9ºB

Cátia Ribeiro, 9ºE

Joana Pais, 9ºC

ADIVINHAS



- Porque é que os comboios não têm rodas de borracha?
- Porque se fossem de borracha apagariam as linhas!





- Onde é que dorme o relógio?
- No quarto de hora!





- Porque é que um maluco toma banho com o chuveiro desligado?
- Porque comprou um champô para cabelos secos!




- Quando é que se abre a porta à Berta (aberta)?
- Quando a Berta bate à porta!





- O que é que uma formiga pergunta a uma girafa antes de acordar?
- Nada, porque ainda não acordou!






Rui, 5ºC

INSPIRAÇÃO


Quando te vi tudo parou.
Assim que os meus olhos te fixaram,
Fiquei apaixonada…
A tua beleza, o teu olhar e a tua voz
Fizeram-me endoidecer de amor.
Ai, se este amor fosse correspondido,
Seria a pessoa mais feliz à face da terra!

Pum, pum, pum…
O meu coração dá pulos de alegria,
Por poder admirar a tua beleza…
Mas,
Por outro lado, chora
Por não poder estar contigo,
Por não ter essa certeza.


Eu sei, amas outra pessoa.
Fiquei eu, …nas ruas da amargura,
Sem saber como me sentir…
Feliz, pela tua felicidade futura,
Triste por não ser junto de mim.


Agora entendi…
A sorte passou aqui e não parou…
Porquê?
Será que não mereço ser feliz?
Sem ti, a minha vida não tem sentido.
Não tem destino… Não tem norte.


Ana Santos, Diana Baptista, Juliana Oliveira e Tânia Santos - 8ºE

O SEGREDO


Em segredo, o anjo da paz contou,
Disse-me enquanto dormia…
Nunca ele imaginou,
Que mau o Mundo seria!



A perfeição foi seu guia,
O paraíso era a sua inspiração,
Como é que alguém se atrevia
A destruir tamanha criação!?

Perdi então a vontade de lhe explicar,
Não havia forma simples de dizer.
Como poderia ele continuar a AMAR,
Aqueles que não o sabem compreender..!

Cristiana, 8º E

PARABÉNS AO CLUBE DE TEATRO!

Este ano lectivo, tivemos a oportunidade de fazer parte do Clube de Teatro cuja dinamizadora é a professora Conceição Costa.
O Clube funcionou duas vezes por semana, com diferentes grupos de alunos.
Podemos afirmar que foi um espaço de grande descontracção onde todos os alunos tiveram a possibilidade de dar a sua opinião e de mostrar os seus talentos, já que as actividades desenvolvidas envolveram dança, música e interpretação.
A peça que ensaiámos foi «O Gato Malhado e a Andorinha Sinhã». As máscaras que utilizámos foram da autoria das professoras de Educação Visual, professoras Andreia e Cristina Jorge. Quanto talento!
O ponto culminante do nosso trabalho foi a apresentação da peça à comunidade escolar, no dia treze de Junho, a partir das vinte horas e trinta minutos.
Após muito «stress», muitas «dores de barriga», lá conseguimos mostrar a nossa obra de arte. Foi um momento único e inesquecível!
Os aplausos encheram-nos de orgulho e incentivaram-nos a prosseguir em frente. Por isso, já sabem, para o ano cá estamos novamente e desafiamos qualquer um a fazer parte deste maravilhoso projecto.
Boas Férias!

O Clube de Teatro

segunda-feira, 16 de junho de 2008

PROJECTO DAPHNIA NO VISIONARIUM

No passado dia 21 de Maio, no âmbito do Projecto de Promoção da Educação para a Saúde (PES), alguns alunos da nossa escola tiveram a oportunidade de ir ao Visionarium, em Santa Maria da Feira, visitar o novo espaço destinado a mostrar quais os efeitos das drogas nas pessoas. Este espaço «tem como objectivos divulgar e promover a cultura científica, fomentar estilos de vida saudáveis e prevenir o consumo de substâncias psicoactivas.»
Claro que não trabalhámos com drogas como a cocaína ou o haxixe! Trabalhámos com drogas estimulantes (a cafeína, a nicotina) e depressoras (o álcool).
Lá, experimentámos os efeitos das drogas em animais com o nome de dáfnias (grupo de crustáceos de água doce) para ver as semelhanças connosco.
Inicialmente, ouvimos uma parte teórica para melhor saber como devíamos realizar a experiência.
Primeiro, colocámos uma dáfnia ao microscópio.
Depois, começámos por contar os seus batimentos cardíacos. É incrível como elas têm mais de 200 batimentos cardíacos por minuto!
Em seguida, retirámos a água da dáfnia e, aos poucos, fomos colocando a droga dissolvida. Como a que nós trabalhámos já era líquida (vodka), não houve essa necessidade.
Após isso, medimos outra vez os batimentos cardíacos da dáfnia. Foi impressionante, a grande diferença que se registou: inicialmente, tinhámos cerca de 250 batimentos e depois de a dáfnia ter ficado sobre o efeito da droga baixou, consideravelmente, para cerca de 45 batimentos por minuto. Como nos enganámos e colocámos demasiada vodka, a nossa dáfnia acabou por morrer!Depois, um senhor esteve a explicar-nos qual era o efeito das drogas nas dáfnias e em nós. Ao contrário do que muitos pensam, o álcool não é uma droga estimulante mas sim, depressora. Quando as pessoas estão em estado alcoólico, fazem coisas sem noção, porque o álcool atinge-lhes a parte frontal do cérebro.
Agradecemos, entusiasticamente, a oportunidade de puder aproveitar este novo espaço.
Agradecemos também a iniciativa dos professores e o seu convite.
Foi uma experiência que gostaríamos de ver repetida!

Márcia Patrício e Marta Maltez 8ºC