quarta-feira, 5 de novembro de 2008

DEUS QUE VEM


Eis, é de novo Advento no ano da Vossa Igreja, Senhor. De novo rezamos as orações de saudade e de ansiosa espera, os cânticos da esperança e da promessa. Mas todas as misérias, todas as aspirações e todas as confiantes certezas se cristalizam nesta palavra: Vinde!

Estranha oração, já que Vós já viestes, estabelecendo a Vossa tenda no meio de nós, já que Vós partilhastes a nossa vida, com as suas pequenas alegrias, os seus longos dias cheios de mil cuidados e o seu amargo fim. Ao dirigir-Vos o nosso «Vinde», poderemos nós exigir mais da Vossa parte? Vós misturastes-Vos intimamente à nossa pobre vida, a ponto de se tornar quase impossível distinguir-Vos dos outros homens. Vós próprios Vos quisestes chamar Filho do Homem: poder-se-á imaginar uma vinda em que Vós estaríeis mais próximo de nós? Entretanto, nós rezamos: Vinde! Esta palavra sai do fundo do nosso coração; nós a repetimos tão sinceramente como os patriarcas, os reis e os profetas de outrora, que só viram o Vosso dia de longe e o abençoaram. O advento que celebramos será para nós um simples jogo sagrado ou uma realidade na qual estamos comprometidos? Vós já tereis vindo em toda a realidade? Vós tal como nós queremos, tal como Vos desejamos? Sereis Vós Aquele que há-de vir, o Deus forte, o Pai dos tempos futuros, o Príncipe da paz, a luz e a verdade, a eterna felicidade? A Vossa vinda foi anunciada desde as páginas da Sagrada Escritura, e contudo na última página à qual nada mais se poderá acrescentar, nós lemos a seguinte oração:

Vinde, Senhor Jesus!

Vós me declarais que já chegastes, em toda a realidade: o Vosso nome é Jesus, Filho de Maria; o lugar e o momento da Vossa vinda todos o conhecem. Perdoai-me, Senhor, mas eu preferia chamar a esta vinda uma passagem. Vós Vos velastes sob as aparências de servo; fostes em tudo semelhante a nós; entrando nas nossas fileiras como um Deus escondido, silencioso e sim brilho; caminhastes connosco que nunca paramos, porque para nós todo o caminho percorrido é um escalão, toda a chegada a um extremo é apenas uma nova partida para o último e definitivo fim da nossa vida. Apelamos para Vós porque desesperamos de nós próprios, sobretudo então quando com toda a sabedoria e tranquilidade decidimos contentar-nos com as nossas limitadas possibilidades.





Alfredo Vasconcelos, representante de E.M.R.C.

A TUA ALIMENTAÇÃO É EQUILIBRADA?

Olá!
Sabes que é desde pequeno que tens que começar a ter bons hábitos alimentares, para cresceres da melhor forma?
Vamos dar-te alguns conselhos para que tenhas uma alimentação saudável. Em caso de dúvida, fala com os teus pais e professores. Eles poderão esclarecer-te! Se quiseres, também podes perguntar ao teu médico, ele dá-te uma ajuda!

Ideias a seguir:
1. Nunca comas demais nem sempre do mesmo! A tua alimentação tem de ser equilibrada, em quantidade e diversidade.





2. Não comas demasiadas “gulodices”!
Muitas gorduras (por ex. batatas fritas) fazem com que o teu corpo funcione mal e muitos doces também! Atenção aos dentes! Nunca te esqueças de os escovar!



3. Beber água durante o dia!Mais água e menos refrigerantes ou sumos artificiais! Beber 4 copos de água por dia é uma boa ideia!Os sumos naturais são uma boa opção, pois é uma forma de comer fruta e beber líquidos saudáveis.

Roda dos Alimentos



Através desta imagem podes perceber o que deves fazer para ter uma alimentação adequada e variada. Comer muita fruta, legumes e cereais parece ser a melhor forma de nos alimentarmos. Tem cuidado com os alimentos ricos em gordura. Comidos em excesso, são prejudiciais à nossa alimentação/saúde.
Cria tu, também, a tua roda dos alimentos. Pensa no que comeste hoje, faz o desenho e compara-o com este. E que tal? Estás a fazer uma dieta adequada?

Cristiana Paiva, Joel Santos, Miguel Azevedo, Ricardo Pereira, Sara Correia, Silvana Santos, Tiago Sá, Vanessa Sousa, Vera Costa – 7ºC

SER SOLIDÁRIO


Somos alunos do 9ºA e, este ano lectivo, na disciplina de Área de Projecto, estamos a trabalhar o tema “ SER SOLIDÁRIO”.
No 1º período vamos desenvolver três campanhas de solidariedade:
· Entre os dias 30 e 31 de Outubro de 2008, vamos angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro fazendo, antecipadamente, o peditório nacional do dia 1 de Novembro.
· Até à primeira semana de Dezembro vamos desenvolver o “ Movimento Pijaminha”. Tivemos conhecimento que o IPO (Instituto Português de Oncologia) lançou uma campanha para angariar pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino (novos) para as crianças (dos 1 aos 16 anos) que estão a fazer tratamentos de quimioterapia ou que estão a ser sujeitas a cuidados oncológicos. Consideramos que esta campanha é uma excelente oportunidade de a nossa escola expressar a sua solidariedade.
· Outro objectivo nosso é ajudar alunos da nossa escola com necessidades. Por isso, estamos a organizar uma recolha de alimentos para fazermos cabazes de Natal, para serem distribuídos pelos alunos com mais necessidade da nossa escola. Para isso, necessitamos da tua ajuda.
Queríamos pedir a todos os alunos que divulgassem estas campanhas de solidariedade junto dos seus colegas e familiares e que os sensibilizem para a necessidade de sermos solidários!
Se divulgarem já estão a ajudar!!!
Obrigado a todos!
A Turma do 9º A

CONCURSO - LOGÓTIPO PARA O CORGUINHAS




Como é do conhecimento dos docentes e alunos da nossa escola, o nosso jornal - O Corguinhas - não tem logótipo.
Por isso, queremos lançar-te um desafio: Se és criativo e gostas de desenhar, CRIA UM LOGÓTIPO PARA “O CORGUINHAS”! O teu trabalho pode ser seleccionado e poderás ser o vencedor! De que estás à espera? Fala com o teu professor de Educação Visual e mãos à obra! Nós sabemos que tu és capaz!

O Clube de Jornalismo

CLUBES DINAMIZADOS NA ESCOLA


Clube de Poesia : Quinta-feira às 17:00h
l
l

Clube de Teatro: Terça-feira às 12:00h / Quinta-feira às 12:00h
l
l

Clube de Escrita Lúdica (só para o 5ºano): Segunda-feira às 17:00h / Quinta-feira às 14:30h
l
l

Clube de Jornalismo: Quarta-feira às 12:00h / Quarta– feira às 17:00h
l
l
Desporto Escolar (Voleibol): Terça-feira às 17:00h / Quinta-feira das 12:00h- 13:30
l
l


Desporto Escolar ( Futsal) : Sexta-feira das 12:00h - 12:45h
l
l
Bárbara Freitas, 7ºF

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CLUBE DE JORNALISMO 2008-2009



No ano lectivo 2008/2009, podes inscrever-te no Clube de Jornalismo nos seguintes horários:


  • QUARTA-FEIRA -12:00 às 12:45, na Sala de Informática - Professora Ana Isabel Santos

  • QUARTA-FEIRA - 17:00 às 17:45, na Sala de Informática - Professora Ana Paula Couto

quarta-feira, 18 de junho de 2008

BOAS FÉRIAS

Agora que o ano lectivo está a terminar, as docentes responsáveis pelo Clube de Jornalismo querem agradecer a todos os alunos e professores que se empenharam na realização de trabalhos e na divulgação das actividades realizadas nesta escola. A todos o nosso muito obrigado!
Aproveitamos a oportunidade para desejar a toda a comunidade educativa umas óptimas férias.
Até ao próximo ano lectivo!
As responsáveis pelo Clube de Jornalismo: Conceição Costa e Ana Paula Couto