sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ADIVINHAS


-Qual é a coisa, qual é ela que tem três capas de Inverno: a primeira mete medo, a segunda é lustrosa e a terceira é amargosa?







-Tem escamas e não é peixe; tem coroa e não é rei?









-Não tem pé e corre; tem leito e não dorme; quando pára, morre.








-Tem barba e não é homem; tem dentes e não é galo?







-Sou redondo como a lua, mas em ponto pequeno;
Sou fêmea quando estou nua, vestido sou masculino.








-Dois irmãos do mesmo nome, vão marchando com afinco.
Mas um dá sessenta passos, enquanto o outro dá cinco.







-É varinha de condão, que ao tocar numa caixinha, faz luz na escuridão.








-O que é, que é, que nasce grande e morre pequeno?








-Só a faz quem a tem, pois quem não a tem não a faz; se a tem pode não fazer, se a fizer, já não a faz.





-Somos duas irmãs gémeas, despidas ou enfeitadas; nunca nos podemos ver e nunca andamos zangadas.


A Turma do 6ºB

ANEDOTAS

Um peixinho pergunta a outro peixinho:
- Que faz o teu pai?
- Nada.



O professor pergunta à Beatriz:
- Onde vivem os esquimós?
- Não sei. A minha mãe nunca me deixa visitar ninguém da vizinhança





O Zezinho diz ao professor:
- Este ano o meu pai já fez operações à cabeça, aos intestinos, aos pulmões, ao coração, ao cérebro…
- Então deve ser muito doentinho…
- Não, é cirurgião!





O filho pergunta à mãe:
- Mãe, lá na escola há um menino que diz que eu sou ganancioso.
- Então porquê?
- Só te digo se me deres 10 euros.






O que fazem quinze pessoas à porta de um cinema?
Estão à espera que chegue mais uma, porque o filme é para maiores de dezasseis
!



O filho pergunta à mãe:
- Quantos anos tenho?
- Tens cinco – diz a mãe.
- E o gato?
- Tem três – responde a mãe.
- Então porque é que ele tem bigode e eu não?

A turma do 6ºB

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MAIS UM ANO QUE SE INICIA…



Mais um ano que se inicia…
O primeiro dia é sempre uma grande agitação: conhecer os novos colegas, rever os amigos de sempre, conhecer os professores e, depois, a entrada num novo ano e/ou ciclo e as surpresas de um novo percurso.
Antes do toque, a emoção de partilhar com os amigos as novidades de umas férias recheadas de aventuras… Toca a campainha como um sinal de alerta para mais um ano.
Nas aulas, a escolha dos lugares, o colega com quem ficar. Queremos que seja alguém de quem gostamos, que nos divirta, mas que saiba ser um verdadeiro companheiro.
Os professores, nesse dia, até compreendem tanta confusão e começamos, inevitavelmente, pela apresentação. Durante parte da aula conversamos abertamente com os professores sobre o trabalho que vamos desenvolver e, é claro, as regras a cumprir.
Logo a seguir, o teste diagnóstico como que a querer espreitar para o baú da nossa memória. Tanta coisa esquecida!...
Com toda esta agitação, quase que nos passam despercebidos os novos pormenores da decoração desta nossa segunda casa. Mas não podemos deixar de reparar neles. Está bem mais agradável o nosso espaço, assim de cara lavada.
Enfim, mais um ano, muitas dúvidas e incertezas, mas muita esperança que tudo corra pelo melhor. Desejos: grandes alegrias, boas amizades, bons resultados (com trabalho, como não pode deixar de ser…) e que deste ano fique mais uma óptima recordação.
A todos desejamos um excelente ano lectivo.

Marta Maltez, 9ºD

REGRESSO ÀS AULAS


Acabou a boa vida,
As aulas estão de volta
Os meus amigos de regresso
Das férias, da vida solta.

Cadernos, lápis, mochila
Tenho de organizar
Para poder descansar
Quando me vou deitar.

Agora tenho de acordar cedo
Para o autocarro apanhar
Vou para a escola apressado
Tenho muito para estudar!

No recreio posso brincar
Mas quando a campainha tocar
Tenho de ir logo a correr
Senão falta vou apanhar.

Autores: Bruno Valente e Bianca Lopes

ACRÓSTICO


Carpinteiro poderei ser

Logo, a madeira irei lavrar.

Arquitecto? Não me desagrada.

Uma a uma, a pedra trabalhava,

Dia a dia sem parar.

Interessante seria a obra nascida

Onde as pessoas iriam morar.



Trabalho realizado por Cláudio Azevedo, no âmbito do Clube de Poesia.

DIA DA MÚSICA

Na nossa escola, o Dia da Música decorreu no dia 8 de Outubro, no átrio, no intervalo das 10 horas.
Este evento, programado pelos professores de Educação Musical, consistiu em apresentar a toda a comunidade educativa alguns instrumentos (a guitarra, a caixa, a flauta, …) e serviu também para cantarmos algumas canções.
Neste acontecimento, participaram vários alunos de diferentes turmas. Os 7ºE, 7ºC participaram com uma actuação de percussão. O 8ºB, 8ºE com Otherside e para finalizar 9ºC com “Intervalo” de Per7ume .
Apesar de ter havido alguns contratempos que não estavam previstos, a actividade foi positiva dado que envolveu a escola e sensibilizou os alunos para a aprendizagem da Música.

Opiniões de alguns alunos:
  • «Apesar de todos os contratempos que houve, eu gostei muito e foi uma boa comemoração do Dia da Música. Espero que para o ano ainda corra melhor!» Mariana Guedes 8ºB

  • «Eu gostei do Dia do Música, porque foi uma boa maneira de comemorar e lembrar esse dia.» João Alves 7ºC

  • «Eu gostei, mas podia ter tido uma organização melhor.» Vanda Pinto 8ºB

  • «Eu achei interessante. Apesar de ter havido alguns problemas, foi bastante bom!» Cátia Daniela 8ºB



Trabalho realaizado por: João(7ºC), Vanda, Mariana e Cátia(8ºB)

GARGALHADAS





O professor pergunta:
- Maria, se tiveres cinco euros e pedires mais cinco euros à tua mãe, ficas com quantos euros?
- Bem… Fico com cinco euros na mesma.
- Não! Então Já andas há tanto tempo na escola e ainda não sabes somar cinco mais cinco?!
- Sim, eu sei, senhor professor, mas também conheço a minha mãe…




A professora pede aos alunos que escrevam um texto com cem palavras sobre o seu animal preferido
A Elisa não tinha ideias.
Então, começa a escrever: “ No ano passado, o meu gato fugiu de casa. Os meus pais chamaram-no durante toda a noite: Bichano! Bichano! Bichano! Bichano! Bichano!...







A professora interroga um aluno que demora a responder.
- Então, Rui. A minha pergunta é difícil?
- Não é tanto a pergunta que é difícil, mas sim a resposta.
Ivo 6ºC e Rúben 6ºD