domingo, 30 de novembro de 2008

PRÉMIOS ROTARY


No passado dia 22 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, pelas 17:00h, realizou-se a entrega dos prémios “rotary” para os melhores alunos do ano 2008. Na mesa, estavam presentes alguns representantes do “rotary”, um representante da Câmara Municipal e um representante da DREN (Direcção Regional Educação do Norte). Além destes, estava também um jovem feirense de sucesso, o cantor Ricardo Azevedo.
Foram premiados vários alunos das escolas do nosso concelho.
Neste momento importante da vida, a Marta Freitas, do antigo 9ºB, ganhou o prémio de melhor aluna da nossa escola e contou com o apoio de alguns professores: Rosa Alves, Generosa Pinheiro e Manuel Couto.
PARABÉNS MARTA! TEMOS MUITO ORGULHO EM TI!

Trabalho realizado por: Bárbara Freitas Nº2 7ºF

“HALLOWEEN AT SCHOOL WAS COOL!”


No passado dia 31 de Outubro, dia de Halloween, a turma do CEF C, nas disciplinas de Inglês, Ciência Fisíco-Químicas, Paginação Gráfica e Composição de Trabalhos Gráficos e Comerciais, animou o dia com trabalhos manuais e algumas brincadeiras.
A Turma fez uma exposição sobre o Halloween, em cartolinas. Para tornar a decoração mais criativa e original, fez alguns desenhos, usando a sua imaginação. Foram usados vários materiais, como, por exemplo, folhas de árvores, latas de spray e moldes com imagens que representam o Halloween.
Na aula de Inglês, foi feita uma pesquisa sobre as origens e tradições desta festividade. Posteriormente, essa informação foi gravada em cartões, que foram espalhados por todo o recinto escolar.
Com a ajuda de CFQ fizeram uma poção mágica, com dióxido de carbono, que pretendia recriar um ambiente assustador.
Para finalizar, alguns alunos vestiram-se a rigor e foram pelas salas, pondo em prática a tradição mais conhecida do Halloween: “Trick or Treat”.

“ All kids had great fun!

Os Alunos do CEF C





HALLOWEEN - SÍMBOLOS E TRADIÇÕES

O Halloween é uma festa celebrada no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos-os-Santos, que tem mais de 2500 anos. Ela é realizada nos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.
Surgiu entre o povo celta que acreditava que, no último dia de Verão (31 de Outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para se apoderarem dos corpos dos vivos. Para assustá-los, os celtas colocavam, nas casas, objectos assustadores, tais como: caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.
Esta festa foi condenada na Europa, durante a Idade Média, por ser uma festa pagã chamada Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.



SÍMBOLOS E TRADIÇÕES


Esta festa está relacionada, na sua origem, com a morte e com figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, caveiras, monstros, gatos pretos e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças também participam nesta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta, onde soltam a frase “Doçura ou travessura?”. Felizes, terminam a noite de 31 de Outubro, com sacos cheios de doces e guloseimas.

Bianca Lopes, 6ºC; Bruno Valente 6ºE; Simão Valente, 7ºE

PEDITÓRIO NACIONAL DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

Nos dias 30 e 31 de Outubro, realizou-se, na nossa escola, o peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro dinamizada pelos alunos da turma A do 9º ano.
A comunidade educativa contribuiu para esta campanha dando uma oferta monetária.
Esperamos que o nosso contributo possa ajudar a diminuir o sofrimento de pessoas vítimas desta doença.
Pensamos que este tipo de iniciativas deve ser dinamizado com mais frequência na nossa escola, pois é uma maneira de chamar a atenção de todos para os problemas da sociedade.

Vera, Vanessa e Cristiana – 7ºC



















S. MARTINHO ANTIGAMENTE


Antigamente, o S. Martinho era festejado alegremente, em grandes festas, nos bairros e aldeias. Fazia-se uma fogueira onde se assavam as castanhas, que eram acompanhadas com o vinho novo que se ia buscar às adegas e com música da concertina.

Nas escolas, faziam-se fogueiras. Enquanto o lume ardia, as crianças saltavam por cima da fogueira e, depois de o fogo se apagar e as castanhas terem sido comidas, enfarruscavam as caras com a cinza.

Hoje em dia, já não se faz nada disto nas escolas e, de acordo com as notícias, os portugueses, apressados com a sua rotina diária, esquecem-se desta festividade.

Ivo Cardoso, 6ºC

PROVÉRBIOS POPULARES DE S. MARTINHO


  • No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho.


  • Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.


  • Dia de S. Martinho fura o teu pipinho.


  • Do dia de S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o teu bornal.


  • Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.


  • Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.


  • Se queres pasmar teu vizinho lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.


  • Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.


  • Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano.


  • Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho.


  • Pelo S. Martinho semeia favas e vinho.


  • Pelo S. Martinho, nem nado nem cabacinho.


  • Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho



Sara e Joana, 7ºE


LENDA DE S. MARTINHO

Diz a lenda que, quando um cavaleiro romano, chamado Martinho, andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de frio, pois estava praticamente nu. O dia era de chuva e frio intensos, e o velhinho que estava encharcado, tremia intensamente. O cavaleiro que era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio com a espada e, de seguida, deu metade da sua capa ao mendigo. Alguns instantes depois, a chuva parou e apareceu, no céu, um Sol radioso.


Joel, Miguel, 7ºC; Ruben 6ºD