segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

NATAL COM HUMOR

A loira telefona ao Pai Natal:
- Queria falar com o Pai Natal.
- É o próprio.
- Senhor próprio podia chamar o Pai Natal?






Um senhor escreve uma carta ao Menino Jesus:
«Informado pela Bíblia, soube que o senhor está presente em todo o lado, por isso, venho informá-lo que me deve 30 anos de renda. A dívida deve ser paga até 30 de Dezembro.»









Um menino enviou uma carta ao Pai Natal e colocou-a no correio.
O senhor dos correios abriu a carta que pedia 50 euros e, comovido com o pedido, decidiu pedir dinheiro aos colegas de trabalho para o menino. Conseguiu 40 euros e enviou-os.
Após o Natal, o menino enviou outra carta ao Pai Natal: « Pai Natal, temos de nos encontrar pessoalmente, acho que o carteiro me roubou 10 euros!»










Ruben Santos nº23 6ºB Bárbara Freitas nº2 7ºF

O CORTA-MATO NA ESCOLA

No passado dia 26 de Novembro, entre as 9:00 e as 12:15, decorreu, mais uma vez na nossa escola, uma prova de corta-mato. O corta-mato consiste numa prova atletismo num percurso limitado. Dependendo da idade, os participantes são agrupados por escalões e sexo: infantis A (femininos e masculinos) infantis B (femininos e masculinos), iniciados (femininos e masculinos), juvenis (femininos e masculinos) e juniores (masculinos e femininos).
Os 6 melhores classificados irão representar a escola no Corta-mato a Santa Maria da Feira.
Os melhores classificados foram:



Mariana Guedes 8ºB, Vanda Pinto 8ºB, Cátia Oliveira 8ºB , João Alves 7ºC

A prova de Corta-mato da Escola EB 2, da Corga do Lobão, este ano, uma vez mais, teve sucesso. A grande maioria dos alunos desta escola participou nesta actividade desportiva.
Lame
ntavelmente, houve alunos que foram a correr na desportiva e, por isso, foram desqualificados.
A nossa turma, 8ºE, ficou bem qualificada. Os alunos melhor qualificados foram: Rui Magalhães que ficou no quinto lugar; João Neves que ficou em sétimo lugar e Cláudio Pereira que se posicionou em décimo terceiro lugar.
A nossa turma quer felicitar todos quantos participaram e organizaram esta iniciativa.
Aos apurados, queremos desejar sucesso nas próximas competições.




Tiago Duarte, nº 21 8ºE , Paulo Costa, nº16 8ºE

BIBLIOTECA DE TURMA 9ºD

No passado dia 28 de Novembro, a nossa turma – 9ºD – dirigiu-se à Biblioteca Escolar para apresentar à turma C do 9º ano, no âmbito de Biblioteca de Turma, os trabalhos que realizaram.
A nossa turma apresentou, inicialmente, uma exposição breve sobre a obra “O Principezinho” de Antoine Saint-Exupéry.
Em seguida, a turma representou o “Auto da Barca do Inferno”, obra que estivemos a estudar durante o 1º período, nas aulas de Língua Portuguesa. Todas as personagens tiveram o seu representante com os respectivos símbolos cénicos, mas a única personagem que teve direito a representação foi a do Frade – umas das personagens mais divertidas da obra.
Para terminar da melhor maneira, quatro das alunas apresentaram o “Auto” de forma radical, com alunos do século XXI. As personagens alegóricas do Anjo e do Diabo julgaram uma dred e uma betinha – personagens típicas dos estudantes da nossa comunidade escolar.
Claro que, mesmo com alguns enganos à mistura, os alunos divertiram-se bastante.
Temos a agradecer a ajuda enérgica da nossa professora de Língua Portuguesa, Ana Celeste Fernandes, e queremos elogiar a sua originalidade. A turma gostou muito. É pena que actividades como estas não se possam realizar mais vezes.




Marta Maltez 9ºD

HÁBITOS DE LEITURA DO 9ºA

Foi feito um inquérito aos alunos do 9º ano sobre os seus gostos e hábitos de leitura.
Na turma do 9ºA, verificou-se que a maior parte dos alunos tem maus hábitos de leitura.
Cerca de 40% dos alunos encaram a leitura como uma obrigação, 32% dos alunos afirmam que é um passatempo e os restantes acham que ler é um prazer.
As preferências da turma divergem bastante. As raparigas preferem revistas, tais como a Bravo e Super – Pop entre outras, e os rapazes preferem jornais, essencialmente, desportivos, como o Jogo e outros.
No que diz respeito aos livros, grande parte da turma prefere banda desenhada e livros históricos, recorrendo apenas, esporadicamente, a outro tipo de livros.
Com base no inquérito realizado, por ano, são poucos aqueles que lêem mais do que cinco livros.
Na nossa turma, um dos últimos livros lidos foi a adaptação em prosa de “Os Lusíadas», versão adaptada por João de Barros.
Verificou-se ainda, que a maior parte dos alunos não recebe livros de presente e os que recebem são oferecidos, sobretudo, pelos pais e, raramente, por outras pessoas.
Constatámos, então, que a nossa turma tem poucos hábitos de leitura, deficiência a combater ao longo do presente ano lectivo.
Os alunos do 9ºA

OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS

1º- Fala com as pessoas. Nada é mais agradável do que uma palavra de saudação.

2º-Não insultes ninguém. Todos querem ser respeitados.

3º-Tenta ajudar alguém que precise, podem fazer-se amizades e todos ficam bem!

4º-Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.

5º-Sê atencioso para as pessoas. Nada melhor do que ouvir palavras amigas.

6º-Toda a gente tem direito a ser respeitada. Presta-lhes atenção e ouve o que têm para dizer.

7º-Não comentes só o que as pessoas têm ou fazem de mal, mostra-lhes que também fazem coisas boas.

8º-Muitas pessoas não têm a tua sorte, não apontes o dedo à primeira pessoa que te aparece.

9º-Não sejas egoísta. Não penses só em ti, a palavra NÓS é a mais importante.

10º-Sê quem és!



Mónica Freitas 6º C

ANOREXIA

As pessoas com esta doença distorcem a sua imagem corporal, porque têm tendência a considerar-se mais gordas do que o que na realidade são.
As pessoas anorécticas têm sentimentos obsessivos em relação à comida, chegando até a extremos para não ganhar peso.
Tudo começa quando uma pessoa (normalmente, adolescente e do sexo feminino) decide perder alguns quilos. Quando atinge o seu alvo, não fica satisfeita. Ao ver-se ao espelho, ainda se acha gordo(a) e decide que perder mais alguns quilos será melhor ainda. Regra geral o seu peso cai 15%, ou mais, abaixo do normal para a sua estatura.
O medo de engordar faz com que os doentes reduzam, drasticamente, a quantidade de alimentos, sobretudo hidratos de carbono (bolos, açúcar, pão) e gorduras. Recorrem ainda ao exercício físico intenso, a vómitos auto -provocados e ao uso de laxantes.
Psicologicamente, os doentes anorécticos têm uma personalidade forte, obsessiva e depressiva, devido ao medo de aumentarem de peso e de se tornarem pessoas gordas.
O tratamento da anorexia nervosa é essencialmente psicoterapêutico , quando o peso da paciente não se encontra em limites perigosos que agravem o seu estado geral de saúde. O internamento hospitalar é justificável quando o estado de desnutrição está perto de levar à morte.






PERIGOS PARA A SAÚDE/ SINTOMAS:

  • Presença de amenorreia (ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos provocada por alterações hormonais, basicamente devida à desnutrição);
  • Presença de anemia e de vómitos frequentes;
  • Ausência de qualquer outra doença física ou psíquica capaz de explicar o emagrecimento;
  • Desnutrição severa que, em muitos, casos pode ser fatal.
Diana Pinto, 9º C

domingo, 30 de novembro de 2008

PRÉMIOS ROTARY


No passado dia 22 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, pelas 17:00h, realizou-se a entrega dos prémios “rotary” para os melhores alunos do ano 2008. Na mesa, estavam presentes alguns representantes do “rotary”, um representante da Câmara Municipal e um representante da DREN (Direcção Regional Educação do Norte). Além destes, estava também um jovem feirense de sucesso, o cantor Ricardo Azevedo.
Foram premiados vários alunos das escolas do nosso concelho.
Neste momento importante da vida, a Marta Freitas, do antigo 9ºB, ganhou o prémio de melhor aluna da nossa escola e contou com o apoio de alguns professores: Rosa Alves, Generosa Pinheiro e Manuel Couto.
PARABÉNS MARTA! TEMOS MUITO ORGULHO EM TI!

Trabalho realizado por: Bárbara Freitas Nº2 7ºF