sábado, 31 de janeiro de 2009

POESIA AO JEITO DO 9' A


Sacrifício poético
Numa manhã de Domingo
A escrever um poema…
Não a copiar, mas sim a pensar
Para a professora não me ralhar!

Já lá vão duas horas
E um só um verso escrevi.
Mas, agora, percebi
Que para isto não nasci.
Não paro de tentar
Porque não sou malandro.
Gosto de me esforçar…
(Trabalho de vez em quando!...)

E assim termino,
Com pouco para dizer…
Não imaginam o sacrifício
para este poema escrever!!!
.

Carlos Lago, nº 4

No reino da poesia
No reino da poesia,
Há poemas cheios de sensações
Poetas descrevem as suas aspirações

Com criatividade e emoções.
No reino da poesia,
Há as rimas cruzadas ou emparelhadas,
Encadeadas ou interpoladas
Que tornam as poesias mais engraçadas.
No reino da poesia,
O poeta tem que ter aspirações
Para criar composições
Com onomatopeias e aliterações
.

Joel Silva, nº 15

Ser poeta…
Ser poeta é uma profissão
Em que se sente o coração.

Ser poeta é uma profissão
Em que não basta querer
Tens de ter vontade
Para o poderes escrever.

Ser poeta é uma profissão
Em que escreves histórias
Que podem não ser verdade
Mas estás noutra realidade.

Ser poeta é uma profissão
Como todas as outras
Sentes a emoção
No interior do coração.

Ser poeta é uma profissão
Fazes rimas, fazes poemas
Onde as histórias podem viver
E fazer tudo acontecer…

Nelson Alves, nº2o

Ser poeta é…

Ser poeta é dizer
O que está a acontecer.
Ser poeta é amar,
Ter fantasia para sonhar.

Ser poeta é sonhar
Sem tempo. É esperar.
Ser poeta é escrever
O que lhe apetecer.

Ser poeta é escrever o que se sente
Muito delicadamente
Não escrever dolorosamente.

Ser poeta é ser
E não o dizer.
Ser poeta é fantasiar.

Joel Alves, nº16

Ser poeta

Ser poeta
É ter imaginação
É voar mais alto
Sentir a voz do coração

Nas asas da fantasia
Sinto a imaginação voar
É um sonho poderoso
Que conseguirei realizar

Poeta,
Sê livre
Sê corajoso

A poesia
Enche a vida
Sem ela não és feliz!

Cátia Azevedo, nº 5


A poesia para mim…

A poesia é música para o meu ouvido,
Uma expressão descontrolada,
Uma palavra inacabada,
Poesia sem sentido…

Uma canção sem fim
Escrita pelo coração,
Uma paz em mim,
Um turbilhão de emoção!

Está no palmo da minha mão.
É como o ar que preciso respirar.
Está em mim esta vocação
Como num paraíso a repousar
.

Jéssica Ferreira, nº13


Ser poeta é não
ter limites para sonhar.
É pensar com um adulto,
mas no mundo das crianças.

Ser poeta é
ser criança
é brincar com as palavras
é chorar se estas lhe faltam.

Ser poeta é
expressar nestas linhas de papel
os sentimentos mais profundos
e fazer deste poema
Um lindo desenho de pastel.

Ser poeta é
acreditar no impossível,
é ver o invisível,
é ouvir o silêncio,
é calar a razão,
é poder tocar o céu
e atingir o paraíso.
É fazer do ódio, amor
e da angústia a alegria.
Não é viver o passado, nem o futuro
é simplesmente viver este sonho.

Ser poeta é
ser capaz de recordar o passado,
viver o presente e
imaginar o futuro.

Ser poeta é
dar asas à imaginação,
para que dela saia
uma linda canção.

Ser poeta é
viajar para outro mundo
onde só as palavras podem falar
e onde a poesia poderá cantar.

Sílvia Oliveira nº 26
A Festa das Fogaceiras é uma festividade do concelho de Santa Maria da Feira, que completa, este ano, quinhentos e quatro anos de história. É fantástico sabermos que esta tradição já se comemora há tantos anos!
Fazendo bem as contas, tudo começou em 1505, altura em que o País foi atingido por uma “epidemia brava e cruel” - a peste. Perante este cenário devastador, os Condes do Castelo da Feira pediram ao Mártir S. Sebastião para que acabasse com a morte dos feirenses, prometendo a realização de uma festa anual, cuja oferta seria a Fogaça. Na festa, raparigas transportariam a fogaça à cabeça, que seria oferecido às pessoas necessitadas.
S. Sebastião tornou-se, assim, o santo padroeiro de todo o condado da Feira.








Bárbara Freitas nº2 7ºF





No passado dia 20 de Janeiro, o nosso concelho voltou a cumprir a tradição da «Festa das Fogaças».
A população voltou a centrar as atenções nesse voto secular que se mantém vivo até aos dias de hoje.
Os festejos começaram pelas 10:30h, com o habitual cortejo cívico que saiu dos Paços do Concelho para a Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa solene e as fogaças foram benzidas (cerca das 11:00h). À tarde, a tradicional Procissão das Fogaceiras começou pelas 15:30h. Mais de 300 meninas vestidas de branco, com as fogaças à cabeça, percorreram algumas ruas do centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira.
Pelo que se pôde observar, a tradição ainda é o que era.







Texto de Sandra Duarte, nº 22 7ºA
Fotos de Pedro Santos, nº16 7ºA

CURIOSIDADES:
  • As fogaças são um pão doce feito com farinha, açúcar, manteiga, ovos, limão e sal.
    A sua forma é interessante: é arredondada e é rematada por quatro bicos que representam as quatro torres do castelo. Este é o pão doce que as fogaceiras transportam à cabeça na procissão da Festa das Fogaceiras. A fogaça tem uma longa tradição, pois já era feito pelos nossos antepassados antes de se fazer o voto a S. Sebastião.

  • Receita da Fogaça: Deita-se num recipiente a farinha, o açúcar amarelo, a raspa de limão e a canela, misturando tudo muito bem. A um canto do recipiente, põe-se a margarina derretida e metade da água por cima da margarina. Se o açúcar for mais escuro leva menos água, mas se for mais claro leva um litro de água certo. Amassa-se ao soco como se fosse massa de pão. Parte-se a massa em forma de bola com os pesos de 250gr, 500gr ou 1kg, e barram-se com gema de ovo. Fazem-se uns golpes laterais, de cima para baixo, para decorar. Vai ao forno a cozer.
Sara, Silvana -7ºC

OS TRÊS REIS MAGOS


Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.
Os Três Reis Magos – Belchior, Baltazar e Gaspar – visitaram Jesus após o seu nascimento (Evangelho de Mateus). A Escritura refere-se a uns magos, mas não refere que seriam reis. Também não diz que eram três. Provavelmente, eram sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, definiu-se que eram três pela quantia dos presentes oferecidos: ouro, incenso e mirra.
Também há quem diga que eram astrólogos ou astrónomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até à região onde nascera Jesus.
Os magos, sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém, na Judeia. Perguntaram ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e, sentindo-se ameaçado, pediu aos magos que se o encontrassem lho dissessem, pois queria adorá-lo também. Contudo as suas intenções eram bem diferentes: matá-lO.
Os magos demoraram algum tempo a chegar ao local onde estava o menino, uma vez que tiveram de percorrer uma longa distância. Assim, a tradição atribuiu a visitação dos Magos ao dia 6 de Janeiro.

Sílvia, 7ºE

PREVENÇÃO DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOACTIVAS

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, a turma do 7º E tem vindo a trabalhar o tema «Prevenção do consumo de substâncias psicoactivas (álcool, tabaco e outras drogas)».
Repara em algumas das informações que já recolhemos.

Sabias que…
  • O álcool afecta o cérebro, a memória e pode causar mau desempenho escolar;
  • O álcool não dá força, não mata a sede e não aquece;
  • A maioria das pessoas é influenciada a experimentar o cigarro, devido à publicidade, amigos e até pais...
  • O tabaco vem da planta Nicotiana Tabaco;
  • A cola de sapateiro é um dos muitos exemplos de substâncias voláteis, cuja inalação pode trazer consequências graves para a saúde;
  • No caso de uma mulher grávida, as substâncias psicoactivas afectam o desenvolvimento do feto.

    Faz-nos pensar, não faz?



    Simão Valente, 7ºE

AGÊNCIAS ESPACIAIS

Existem várias agências espaciais, mas as mais importantes são a ESA e a NASA.
A ESA é uma agência espacial que engloba países europeus incluindo Portugal e que tem um orçamento de aproximadamente 4 biliões de €uros.

As missões mais importantes da ESA são as seguintes: uma sonda ao planeta Marte chamada Mars Express e uma outra sonda chamada Rosetta com destino a um cometa.
A NASA é uma outra agência espacial que tem um orçamento de 16 biliões de €uros.
As missões mais importantes da NASA são as seguintes: o programa Apollo e a Estação Espacial Internacional.
A exploração espacial é um meio para alargarmos os nossos conhecimentos acerca deste assunto e de construirmos o nosso futuro…!


Miguel, Ricardo -7ºC

O QUE É A PAZ?

O QUE É A PAZ?
“Paz” é definida como a ausência de violência ou guerra.
A Paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, nomeadamente a ONU. Às pessoas que contribuem para isso recebem o prémio Nobel.

O QUE É O PRÉMIO NOBEL DA PAZ?
O Prémio Nobel da Paz é atribuído, anualmente, a pessoas que contribuíram, através do seu empenho e liderança, para o fim de períodos prolongados de violência, conflito ou opressão.
Eis alguns laureados com o Prémio Nobel da Paz:

Martin Luther King, Jr. (laureado em 1964);



Madre Teresa de Calcutá(laureada em 1979);


Joel,Tiago 7ºC
Valter – 5º E
Miguel – 6ºA

PORQUE RIR É O MELHOR DA VIDA!

Durante a guerra do golfo um americano, um inglês e um alentejano encontram-se.
Diz o americano, mostrando uma cicatriz no braço:
- Isto foi, Kuwait City!
Diz o inglês, mostrando uma cicatriz na perna:
- Isto foi, Bagdad City!
Diz o alentejano, mostrando uma cicatriz na barriga:
- Isto foi, 'apendiciti'!


Rui Ribeiro e Filipe Oliveira, 7ºE

Diz a mãe para o filho:
- Tu, cada vez que te portas mal, fazes-me crescer um cabelo branco!
-Oh mãe, então tu deves ter sido terrível! Olha para a avó!

-Gostas de ir para o trabalho?
-Sim, gosto de ir e de vir. Só não gosto de lá estar!

Uma conversa entre dois vizinhos:
-Então, a sua sogra toca instrumentos musicais todo o dia e a sua mulher canta. E você, o que faz que eu nunca o oiço?
-Eu?! Eu sofro em silêncio!

Conversa no manicómio:
-Sabes, quando sair daqui vou comprar uma mota!
-Pois, eu quero comprar uma vaca!
-Ah sim? Vão rir-se de ti quando a montares!
-Oh… e de ti quando te puseres a ordenhar a mota!



Vanda Pinto 8ºB
Cátia Oliveira 8ºB
João Alves 7ºC