sábado, 31 de janeiro de 2009

PORQUE RIR É O MELHOR DA VIDA!

Durante a guerra do golfo um americano, um inglês e um alentejano encontram-se.
Diz o americano, mostrando uma cicatriz no braço:
- Isto foi, Kuwait City!
Diz o inglês, mostrando uma cicatriz na perna:
- Isto foi, Bagdad City!
Diz o alentejano, mostrando uma cicatriz na barriga:
- Isto foi, 'apendiciti'!


Rui Ribeiro e Filipe Oliveira, 7ºE

Diz a mãe para o filho:
- Tu, cada vez que te portas mal, fazes-me crescer um cabelo branco!
-Oh mãe, então tu deves ter sido terrível! Olha para a avó!

-Gostas de ir para o trabalho?
-Sim, gosto de ir e de vir. Só não gosto de lá estar!

Uma conversa entre dois vizinhos:
-Então, a sua sogra toca instrumentos musicais todo o dia e a sua mulher canta. E você, o que faz que eu nunca o oiço?
-Eu?! Eu sofro em silêncio!

Conversa no manicómio:
-Sabes, quando sair daqui vou comprar uma mota!
-Pois, eu quero comprar uma vaca!
-Ah sim? Vão rir-se de ti quando a montares!
-Oh… e de ti quando te puseres a ordenhar a mota!



Vanda Pinto 8ºB
Cátia Oliveira 8ºB
João Alves 7ºC

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

POSTAL DE BOAS FESTAS


CARTA AO PAI NATAL

Escola E.B. 2/3 da Corga,
Dezembro de 2008

Querido Pai Natal,


Este ano não quero aqueles bens materiais que costumo pedir-te todos os anos.

Nesta época de Natal, queria que oferecesses, ao mundo, paz e alegria. Queria que as pessoas que estão a passar fome tivessem ajuda dos países mais ricos e que pudessem ter alimentos para comer.
Também queria que o racismo e a guerra tivessem um fim e que todas as pessoas fossem livres e tratadas com igualdade e fraternidade. Queria que os países fizessem programas para diminuir a poluição atmosférica que está a causar buracos na camada de Ozono.
Nesta quadra, também queria que a ciência descobrisse mais curas e teorias.
Já agora, acaba com o terrorismo e com a corrupção e … estive a pensar, se tiveres tempo, manda-me uma caixa de rebuçados!

Adeus Pai Natal e até para o ano…


Joel, Miguel, Ricardo, Tiago 7ºC

O NATAL

O Natal
O Natal é sempre
Que uma criança
Está feliz
E com esperança.

O Natal é o amor,
É a vida e a alegria
Sempre que uma criança nasce
Seja qual for o dia.

O Natal não é só prendas,
Festeja-se o nascimento de Jesus
Que veio dar ao mundo
Uma nova luz.

Sempre que estejas contente,
É Natal
Por isso, nada de ficar triste
Porque faz-te sentir mal.

Ana Lurdes nº3 7ºA

A SOCIEDADE DO SÉCULO XXI

Eu acho que a sociedade de hoje é muito complicada. Para além de a maior parte ser pobre, há muita coisa que pode e deve ser mudada.
Os mais pobres estão cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos. Os mais ricos usam roupas de lojas caríssimas e calçado igualmente caríssimo, telemóveis cujo valor dá para alimentar uma família necessitada. Vão ao restaurante frequentemente, têm casas muito luxuosas com empregados sempre ao seu dispor, carros que podem valer uma verdadeira fortuna, quase todos os anos têm umas férias de sonho em destinos de sonho.
Os mais pobres usam roupas de lojas baratas e, por vezes, usam roupa usada, não têm telemóvel e não vão comer ao restaurante. Esforçam-se imenso, todo o mês, a trabalhar para receber um ordenado miserável que não dá para as suas necessidades. Quando os seus filhos lhes pedem algo, não podem dar. Eu penso que tudo isto está mal, todos nós devíamos ter o mesmo dinheiro e ninguém devia passar fome ou necessidade.

Inês Santos 9ºA Nº12


Actualmente, a nossa sociedade está completamente fora de si.
Porque é que dizem que somos todos iguais, se a expressão não passa de uma mentira?
Somos todos diferentes: uns pobres, outros ricos!
Pergunto: uns merecem a riqueza e outros não?
Alguns pobres admitem não ter como sobreviver, outros, orgulhosos ou envergonhados, negam a ajuda de quem os pode ajudar.
Há pessoas com dinheiro e com coração que ajudam quem mais precisa. Em oposição, alguns têm dinheiro, mas gastam-no em coisas desnecessárias e supérfluas.
Na minha opinião, quem tem dinheiro e não sabe como investi-lo deveria acolher crianças ou ajudar uma família. Se fossemos todos solidários uns com os outros, melhoraríamos muito o nosso país e o mundo!
AJUDEM OS MAIS CARENCIADOS!
Aproveitem as campanhas de solidariedade promovidas pela nossa turma.
Obrigada.


Jéssica Ferreira, Nº 13 9ºA

O NATAL HOJE

O Natal é uma quadra que deve ser vivida em família, num clima de paz, fraternidade e amor.
Muitos esqueceram o verdadeiro significado do Natal, pois, para essas pessoas, o Natal não passa de uma troca de prendas.
O Natal deixou a ser uma época de amor e passou a ser uma época de negócio.
Por conseguinte, o Natal deixou de ser quando o homem quer e passou a ser quando o homem deixa.
E, agora, eu pergunto, quando vai o homem deixar ser Natal?
Quando deixar de ser tão materialista, ganancioso, egoísta, e quando começar a preocupar-se mais com o próximo e der mais valor aos sentimentos.



Rute, Adriana – 9ºA

HISTÓRIA ANTIGA DO NATAL

Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
Feio bicho, de resto:
Uma cara de burro sem cabresto
E duas grandes tranças.
A gente olhava, reparava e via
Que naquela figura não havia
Olhos de quem gosta de crianças.

E, na verdade, assim acontecia.
Porque um dia,
O malvado,
Só por ter o poder de quem é rei
Por não ter coração,
em mais nem menos,
Mandou matar quantos eram pequenos
Nas cidades e aldeias da nação.

Mas, por acaso ou milagre, aconteceu
Que, num burrinho pela areia fora,
Fugiu
Daquelas mãos de sangue um pequenito
Que o vivo sol da vida acarinhou;
E bastou
Esse palmo de sonho
Para encher este mundo de alegria;
Para crescer, ser Deus;
E meter no inferno o tal das tranças,
Só porque ele não gostava de crianças.
(Miguel Torga)

Proposta de leitura Sílvia 7ºE nº20