domingo, 1 de março de 2009

O RENASCIMENTO NA ARTE

O NASCIMENTO DE VÉNUS

O Vento Oeste – Zéfiro e Clóris voam abraçados, como se fossem um só ser: Zéfiro sopra vigorosamente, enquanto a bela Clóris expira suavemente o hálito quente que empurra Vénus para terra. À volta deles caem rosas, cada uma delas com coração dourado, que, segundo a lenda, foram criados no momento em que Vénus nasceu.
A Concha – Botticelli retrata Vénus quando ela se prepara para entrar em actividade, com uma bela e complexa série de gestos, no momento em que sai da sua gigantesca concha dourada. O que vemos aqui não é exactamente Vénus a nascer das ondas, mas o momento em que, depois de ser trazida pela Concha, ela desembarca em Pofo, Chipre.
A Ninfa – é possível que a ninfa seja uma das três Horas, as deusas gregas das estações, que eram criadas de Vénus. Tanto o seu vestido profusamente decorado, como a capa esplendorosa que estende a Vénus, têm bordados malmequeres vermelhas e brancos, prímulas amarelas e centáureas azuis, tudo flores primaveris adequadas ao tema do nascimento.


MONA LISA uma das pinturas mais conhecidas de Leonardo da Vinci e que está exposta no museu do Louvre, em Paris. Para além do que pensam as pessoas, esta obra é surpreendentemente pequena Sempre lhe chamaram Mona Lisa, ou seja, Madona Lisa di António Maria Gheraedini, mulher de Vereza Francesco del Giocondo que encomendou ao pintor o retrato da sua jovem esposa, em 1503.
Janelas da alma - Leonardo descrevia os olhos como “as janelas do corpo humano, através das quais ele reflecte o seu caminho e se apercebe da beleza do mundo, que faz com que a sua alma se contente com a sua prisão humana”.
O sorriso enigmático- nunca se saberá ao certo, mas as duas paisagens têm algo a ver com ele. A da esquerda tem tendência para fazer com que o olho esquerdo desça, enquanto a da direita parece puxar o olho para cima. Estas sacudidelas visuais encontram-se no centro da Mona Lisa e dão-nos a sensação de um ligeiro movimento aos cantos da boca parecendo que ela está prestes a sorrir.
Contorno esfumado - O traço esfumado do contorno,que se mistura com o misterioso fundo cria uma ambiguidade de atmosfera e dá a ilusão de movimento,o que mostra uma incrível sensação de vida.
Paisagem Rochosa – é uma característica muito apreciada por Leonardo da Vinci, utilizada inúmeras vezes pelo pintor em várias obras. Sentia-se fascinado pelo movimento das águas
Curiosidade – Ausência de sobrancelhas: A explicação mais provável é o artista tê-las pintado como toque final na pintura seca do rosto. Então, quando o quadro foi limpo pela primeira vez, o restaurador utilizou o material errado e as sobrancelhas desapareceram para sempre.

TRABALHO REALIZADO POR: Daniela nº7; Fabiana nº13; Magda nº18 e Sara nº24 - 9ºC

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos