domingo, 1 de março de 2009

UMA OPÇÃO A TOMAR



Este ano, os alunos do 9ºano têm que tomar uma decisão: seguir para o ensino secundário ou ficar apenas com o ensino obrigatório, ou seja, o 9ºano.
Contudo, hoje em dia, ficar apenas com o 9ºano não é a melhor opção, uma vez que o mercado de trabalho não está actualmente facilitado e, como a maioria de nós acabará o ensino obrigatório com menos de 16 anos, não podemos por lei começar a trabalhar. Embora muitos de nós não quiséssemos frequentar mais três anos de escola, vemo-nos, por assim dizer, obrigados. No entanto, aqueles alunos que não se sentem tão motivados para o prosseguimento de estudos têm, actualmente, uma segunda opção, que é seguir um curso técnico-profissional que lhes possibilita, para além da habilitação académica do 12ºano, uma preparação para o mundo do trabalho.
Mas, pior que tomar essa decisão, é termos que escolher também a escola para onde ir, visto que a nossa escola não nos oferece muitas opções e, portanto, a mudança de escola é outra das coisas que temos de enfrentar. Não conseguimos deixar de ter a sensação que vamos perder os amigos que, por vezes, foram difíceis de fazer. Às vezes, é o mais difícil: ter que recomeçar as amizades do zero. Claro que não perderemos totalmente o contacto, porque hoje em dia há os telemóveis, a internet, mas nunca é a mesma coisa, porque estávamos habituados a estar todos os dias com eles.
Mas será que tudo valerá a pena? Para alguns será a concretização de um sonho, para outros, uma obrigação e, talvez, uma desilusão para outros.
Esperemos que não seja assim e que tudo corra pelo melhor.

Marta Maltez 9ºD

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos