domingo, 1 de março de 2009

SABES QUEM SOU?

Sou um famoso poeta português. As informações sobre a minha biografia são relativamente escassas e pouco seguras. A própria data do meu nascimento (entre 1517 e 1525), assim como o local, são incertos. A minha família tem ascendência galega, embora me tenha fixado em Portugal.
Estudei em Coimbra. Servi como soldado em Ceuta, por volta de 1549-1551, aí perdi um olho. Em 1552, de regresso a Lisboa, estive preso durante oito meses por ter ferido, numa rixa, Gonçalo Borges, um funcionário da corte. Nesse mesmo ano, segui para a Índia. Nos anos seguintes, servi no Oriente, ora como soldado, ora como funcionário, e estive mesmo em território chinês, onde exerci o cargo de Provedor dos Defuntos e Ausentes, a partir de 1558. Em 1560, estava de novo em Goa, convivendo com algumas das figuras importantes do tempo. Regressei a Portugal, onde desembarquei em 1570. Dois anos depois, D. Sebastião concedeu-me uma tença, recompensando os meus serviços no Oriente, entretanto publiquei o meu poema épico, Os Lusíadas. Morri a 10 de Junho de 1580, na miséria.
Os Lusíadas vieram a ser considerados o meu grande poema épico nacional. Toda a minha obra, de resto, influenciou a posterior literatura portuguesa, de forma particular durante o Romantismo, criando muitos mitos ligados à minha vida, mas também noutras épocas, inclusivamente a actual.


Cristiana nº5, Micael Rocha nº 19, Patrícia nº 21, Rui Alves nº 22 - 9º C

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos