segunda-feira, 28 de abril de 2008

ARTIGOS DE OPINIÃO

O que é a droga?
A droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que é introduzida no organismo e que modifica as suas funções.
As drogas naturais são obtidas através de algumas plantas. Como exemplo deste tipo de drogas temos a cafeína (presente no café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (presente na papoula) e o THC (presente na cannabis).
As drogas sintéticas são produzidas em laboratório e exigem técnicas especiais.
O termo droga presta-se a várias interpretações, mas, segundo a opinião geral, é uma substância proibida, de uso ilegal, prejudicial ao indivíduo e responsável pela modificação das suas sensações, do seu humor e do seu comportamento. Além disso, cria dependência.
Eu acho que a pessoas que tomam droga fazem muito mal, porque estão a prejudicar gravemente a sua saúde. Por isso, aconselho todas as pessoas que tomam droga a pararem de o fazer e a recomeçarem uma vida nova.

Micaela 5ºC

____________________________________________

O TABACO NA ADOLESCÊNCIA

Nos nossos dias, os adolescentes, influenciados pelos jovens um pouco mais velhos, começam a fumar muito precocemente.
Habituados a verem os pais e outros adultos, com quem convivem, a fumar e, ambiciosos pelo desejo de liberdade, acabam por experimentar.
Na primeira vez, sentem-se um pouco incomodados e inseguros. Mais tarde, um colega oferece uma “passa”, que acaba por ser aceite. Em seguida, será ele a pedir o cigarro e o vício acabará por se entranhar no corpo. Sempre que puderem, irão fumar às escondidas. Normalmente, estes jovens preferem locais escondidos e fazem-se acompanhar por outros jovens também fumadores. Para não se denunciarem, pelo forte odor a tabaco, mascam pastilhas elásticas de sabores diversos.
Os pais destes jovens, por vezes, demoram anos para o descobrir e, quando acabam por o fazer, já é tarde de mais para fazerem os filhos deixarem de fumar.
Se fumas, pensa duas vezes! O tabaco pode fazer-te sentir entusiasmado, mas é uma espécie de droga que te poderá causar, mais cedo ou mais tarde, doenças graves, tais como o cancro do pulmão, envelhecimento precoce da pele, problemas cardio-respiratórios.
Se és jovem e gostas de desfrutar a vida ao máximo...
NÃO FUMES!
Marta Maltez, 8ºC

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos