domingo, 1 de março de 2009

O DIA DOS CREPES

No passado dia 2 de Fevereiro, na nossa escola realizou-se, pela primeira vez, “LA CHANDELEUR” mais conhecido por Dia dos Crepes.
No átrio da nossa escola, foram instaladas três barracas que foram feitas por diversas turmas, com a colaboração do Professor Meireles de Educação Tecnológica. Foram também elaborados motivos alusivos a esta quadra (candeias, velas, panfletos, painel representativo da festa dos crepes) com a colaboração dos alunos e professores do CEFC.
Em todos os intervalos, as turmas da escola, divididas em horários diferentes, deram a saborear a toda a comunidade escolar os crepes que confeccionaram, alguns com chocolate, outros simples, com açúcar, canela, com compota de morango ou especiais, nada faltou!
Este evento foi organizado pelas professoras de Francês: Ana Paula Couto, Conceição Costa, Ana Isabel Santos e Natália Tavares.
Foi um dia muito divertido esperamos que volte a organizar-se no próximo ano!







CURIOSIDADES DA CHANDELEUR

Há várias teorias sobre a origem da tradição dos crepes
Conta-se que o papa Gelásio I distribuía crepes aos peregrinos que chegavam a Roma, mas esta tradição está também associada a um mito muito antigo segundo o qual quem não comes se crepes neste dia, arruinava a sua colheita de trigo nesse ano.
Aliás, existe outro costume antigo associado ao dia dos crepes: o da moeda de ouro. Os camponeses faziam saltar o primeiro crepe com a mão direita, segurando uma moeda de ouro na mão esquerda. Em seguida, a moeda era enrolada no crepe, antes de ser levada em procissão, por toda a família, até ao quarto onde era guardado em cima do guarda-fatos, até ao ano seguinte. Nessa altura, recuperava-se os restos do crepe e a moeda era dada ao primeiro pobre que encontrassem. Ao cumprir este ritual, a família garantia a sua própria prosperidade para todo o ano.
Segundo um ditado popular, o tempo neste dia indica o fim do Inverno: se o dia estiver enublado, a Primavera estará perto. Em contrapartida, se estiver um lindo dia de sol, o Inverno durará mais seis semanas.





MARIANA GUEDES 8ºB
VANDA PINTO 8ºB
CÁTIA OLIVEIRA 8ºB
JOÃO ALVES 7ºC

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos