domingo, 31 de maio de 2009

SABES PORQUE É QUE HOJE CELEBRAMOS O DIA DA MÃE?


O Dia da Mãe, tal como o conhecemos hoje, surgiu nos Estados Unidos através de Anna Jarvis.
Em 1904, quando a sua mãe morreu, a Sra. Jarvis decidiu homenagear a sua mãe, chamando a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães.
Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente a família e os amigos. Nessa ocasião, a senhora Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos, enviou mais de 10 000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente como símbolos de pureza, força e resistência das mães.
Face à aceitação geral, a Sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados o Dia da Mãe. Em 1914, o Presidente Woodrowp Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Em Portugal, este dia já foi comemorado a 8 de Dezembro (Dia da Nossa Senhora da Conceição – Padroeira de Portugal), mas actualmente é celebrado no primeiro domingo de Maio, em homenagem a Maria, mãe de Cristo.

6ºE

Sem comentários: