domingo, 30 de novembro de 2008

AS CASTANHAS

Segundo a tradição, acompanham-se as castanhas com água-pé ou jeropiga.

Para as cozer: dá-se-lhes um golpe superficial ou retira-se-lhe um pouco de pele do lado mais liso para assim tomarem melhor o sal e os outros temperos; põem-se depois a cozer em água bem temperada com sal e um pouco de erva-doce.

Para as assar: com brasas vivas, deitam-se as castanhas no assador, colocam-se a cerca de 5 cm das brasas, vão-se sacudindo de vez em quando e vão-se lançando pitadas de sal grosso até estarem prontas. Podem também ser assadas em forno bem quente, num tabuleiro com uma camada ligeira de sal por baixo e por cima. Não se esqueça que, em qualquer dos casos, é preciso golpeá-las. Convém também saber que as castanhas são muito nutritivas. Estufadas, cozidas, fritas ou em puré é óptimo acompanhamento para carnes.
Benefícios das castanhas:
· Pobre em gorduras
· Boa fonte de fibras
· Ricas em hidratos de carbono

Contrariamente à maioria dos outros frutos secos, as castanhas são ricas em hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido e fibras, contendo também muito poucas proteínas e gorduras. As castanhas têm menos de metade das calorias da maioria dos outros frutos secos e um teor de água muito mais elevado. Cerca de 100 g de castanhas fornecem aproximadamente um terço da dose diária recomendada de vitamina E, e um quarto da de vitamina B6.

Trabalho de pesquisa realizado por: Sara e Silvana – 7ºC

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos