sexta-feira, 28 de novembro de 2008

HI 5


Os hi5 têm sido um fenómeno crescente entre os jovens. Quase todos, hoje em dia, têm uma página de hi5.
Com a chegada dos hi5, os fotologs caíram em desuso.
O hi5 é uma página na Internet em que colocamos fotos, fazemos amigos de todos os cantos do país e do mundo, comentamos os perfis e as fotos dos nossos amigos (alguns deles apenas virtuais), fazemos vídeos, mudamos os perfis.... Enfim, temos muitas possibilidades.
Lá, praticamente está a nossa vida exposta: temos as nossas fotografias, os nossos dados: nome, data de nascimento e localidade onde vivemos, gostos e preferências, comentários de quem visita o nosso perfil, etc.
Mas, devemos ter cuidado com o que escrevemos. Há sempre por perto piratas informáticos que utilizam os dados que lá estão para fazerem coisas menos sensatas.
Por isso, se tens uma dessas páginas tem atenção às informações que lá colocas acerca de ti como: morada, fotos em que estás bastante visível e com descrição, dados como a escola que frequentas e nome verídico. Esse tipo de pessoas aproveitam os hi5 para ridicularizar as fotos e voltam a recolocá-las em circulação na Internet, obter dados e chantagear os utilizadores. Para além de piratas informáticos, também circulam na Internet pedófilos que se aproveitam dos dados para estabelecer contactos com as suas possíveis vítimas.
Tem atenção e, se pretendes continuar a ter a tua conta de hi5 aberta, toma cuidado.
Lembra-te: pode acontecer a todos nós!

Marta Maltez 9ºD

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos